Dica de Leitura: Lugares Escuros (Gillian Flynn)

Lugares Escuros
Lugares Escuros
Autor: Gillian Flynn
Editora: Intrínseca (+compre)
Páginas: 352
Ano de Lançamento: 2015
Adicione: SKOOB
 

Libby Day tinha apenas sete anos quando testemunhou o brutal assassinato da mãe e das duas irmãs na fazenda da família. O acusado do crime foi seu irmão mais velho, que acabou condenado à prisão perpétua.
Desde aquele dia, Libby passou a viver sem rumo. Uma vida paralisada no tempo, sem amigos, família ou trabalho. Mas, vinte e quatro anos depois, quando é procurada por um grupo de pessoas convencidas da inocência de seu irmão, Libby começa a se fazer as perguntas que até então nunca ousara formular. Será que a voz que ouviu naquela noite era mesmo a do irmão? Ben era considerado um desajustado na pequena cidade em que viviam, mas ele seria mesmo capaz de matar? Existiria algum segredo por trás daqueles assassinatos?
Gillian Flynn intercala a trajetória detetivesca de Libby com flashbacks dos acontecimentos do dia dos crimes com tanta habilidade que o leitor é levado a diferentes direções. Escrito com primor, Lugares escuros não só mostra como a memória é passível de falhas, mas também evidencia as mentiras que uma criança pode contar a si mesma para superar um trauma.

Antes de mais nada, você leitor, precisa saber que os livros da Gillian (pra quem ainda não leu nenhum) são livros totalmente perturbadores e que mexem com a estrutura de quem o está lendo. Então se você é uma pessoa muito sensivel, não recomendo em hipotese alguma. Ele vai destruir você MUAMUAMNUAMUAMUAMUA (brincadeirinha, só que é mais ou menos isso tá?!)
Libby é uma pobre garotinha que viu o pior do que um ser humano pode fazer: tirar a vida de outros. Isso a destruiu e ela se tornou uma pessoa rancorosa, amarga e o pior, nojenta. Sim, você sentirá nojo de Libby em diversas partes, mas não tem como odia-la, afinal, como alguém pode odiar a criança que passou por essa situação e perdeu toda sua familia? Não há como. E assim ela vive, até que o clube de pessoas estranhas que são fascinadas por assassinatos cheios de mistérios (pra mim são todos doidos) a procura oferecendo dinheiro para que dê informações privilegiadas sobre o caso. Eles não acreditam que o irmão de Libby tenha sido o assassino, e ela que está precisando muito de dinheiro, mesmo sempre acreditando que o irmão fora o assassino, se junta à eles e ai começa a bagunça....
"Posso sentir uma versão melhor de mim em algum lugar lá dentro — escondida atrás do fígado ou presa a um pedaço de baço dentro do meu corpo mirrado, infantil —, uma Libby que me diz para me levantar, fazer algo, crescer, seguir em frente. Mas a maldade normalmente vence. Meu irmão massacrou minha família quando eu tinha sete anos. Minha mãe, minhas duas irmãs, mortas: bang bang, chop chop, gasp gasp. Realmente não tinha nada que eu pudesse fazer depois daquilo, nada era esperado."
Libby começa a ir fundo no caso.. Visita o irmão, o pai, todos os que de alguma maneira estavam envolvidos ao horroroso dia. A questão é que quanto mais ela vai fundo, mais encontra mentiras e pontos abertos, que obviamente a policia e a pericia deixaram passar escrachadamente. Dentro do clube, ela faz um amigo, o Lyle, um cara fascinado pelo caso, mas que também faz questão de ajuda-lá a resolver da melhor maneira. Tudo para ela é doloroso.. As lembranças de suas irmãs e a mãe mortas, a saudade que sente delas e até mesmo do irmão que está na cadeia. As marcas deixadas em Libby tem dimensões gigantescas.
""Eu não era uma criança adorável e me tornei uma adulta extremamente detestável. Se alguém fizesse um retrato da minha alma, veria um amontoado de rabiscos com presas." "
Libby não desiste mesmo tudo estar desandando. Ela adquire uma força extraordinária para ir atrás de um desfecho. Ela realmente precisa achar uma solução para o caso, para que possa enfim encontrar a paz que sempre procurou. A questão é que esse desfecho terá alguns obstáculos.....
" Não lutar não significa que seja culpado, Libby, significa que ele perdeu a esperança. "
A narração é forte e isso prende o leitor, ao mesmo tempo, o desafiando a continuar. Tipo:" você vai aguentar o que tem por vir?" . Ela sabe como ninguém retratar o pior da mente humana e o quanto podemos ser maldosos, frios , sanguinários e nojentos. A personagem Libby mostra bem isso mas ainda sim consegue fazer você ficar com dó dela, afinal, quem conseguiria lidar com isso?! E o melhor: o mistério. Lugares Escuros é cheio de surpresas e peças mal encaixadas que vão deixar você maluco (eu fiquei descabelada pra tentar descobrir as coisas) . E o final? Um tapa na sua cara. Eu jamais podia esperar por aquilo. Quem já leu e conseguiu acertar? Duvido, porque a linha de raciocínio da Fllyn é única e é exatamente isso que a torna uma escritora maravilhosa. Leiam e preparem -se para muitas surpresas.

"(...) Nunca posso alimentar esses pensamentos. Classifiquei essas lembranças como se fossem um lugar particularmente perigoso: um lugar escuro. Bastava alimentar por tempo demais uma imagem da minha mãe tentando dar um jeito na cafeteira quebrada ou de Michelle dançando em sua camisola de jérsei, e minha mente mergulhava em um lugar escuro. Manchas maníacas de um vermelho brilhante soam na noite. Aquele inevitável machado ritmado se movendo mecanicamente como se cortasse madeira. Disparos de espingarda em um pequeno corredor. Os gritos apavorados da minha mãe, ainda tentando salvar os filhos com metade da cabeça faltando."

Nenhum comentário:

Postar um comentário