Dica de Leitura: Não Sou Uma Dessas (Lena Dunham)



Não sou uma dessas
Autor: Lena Dunham
Editora: Intrínseca (+compre)
Páginas: 304
Ano de Lançamento: 2014
Adicione: SKOOB
 

Não Sou Uma Dessas - Lena Dunham , a premiada criadora, produtora e estrela da série Girls, da HBO, apresenta uma coleção de relatos pessoais hilários, sábios e dolorosamente sinceros que a revelam como um dos jovens talentos mais originais da atualidade. Em Não sou uma dessas, Lena conta a história de sua vida e faz um balanço das escolhas e experiências que a conduziram à vida adulta
Comparada a Salinger e a Woody Allen pelo New York Times como a voz de sua geração, Lena é conhecida pela polêmica que desperta e por sua forma única e excêntrica de se expressar e encarar a vida. Engajada, a autora revela suas opiniões sobre sexo, amor, solidão, carreira, dietas malucas e a luta para se impor num ambiente dominado por homens com o dobro da sua idade.
Já estou prevendo a vergonha que sentirei por ter pensado que tinha algo a oferecer, escreve Dunham. Mas se eu puder pegar o que aprendi e tornar alguma labuta mais fácil para você ou evitar que você tenha o tipo de sexo em que sinta que deve continuar de tênis para o caso de querer sair correndo durante o ato, então cada passo em falso que dei valeu a pena.
Ela tem a habilidade extremamente rara de ser 100% ela mesma em 100% do tempo. The New York Times. A escrita de Dunham é tão inteligente, honesta, sofisticada, perigosa e encantadora como a sua série Girls. O maior mérito do livro é um tipo de superconsciência divertida: de si mesma, do mundo, do ser humano. Ler Não sou uma dessas faz você se sentir feliz por estar no mundo e por Lena estar nele com você. George Saunders , escritor.
Lena Dunham é conhecida, principalmente, pela série Girls, da HBO, do qual é criadora, roteirista e protagonista (se você não conhece pelo amor de Deus, assista). Mas, mesmo que você não saiba dessa informação importante, já deves ter ouvido falar dela, afinal ela não tem medo algum de se expor. É uma mulher cheia de personalidade e é considerada uma das vozes feministas de nossa geração. 
"A Barbie é distorcida. Não tem problema brincar com ela, desde que você se lembre disso."
Li esse exemplar em março deste ano e confesso que, quase pirei quando vi que era o último livro da livraria. O mais legal, foi que estava passando por um término de namoro, e para minhas amigas o título seria de uma ajuda excepcional. "Não sou uma dessas" é um livro de memórias de uma jovem mulher que parece realmente não se importar com o que pensam dela e como vão julgá-la por suas revelações. Lena é muito aberta na hora de narrar seus causos e tem tão pouca reserva sobre sua vida quanto por mostrar seu corpo nu na tv, sem romantizá-lo. Sua auto-exposição é tamanha que, penso, se ela tem algo que mantém em segredo, deve ser algo realmente bizarro.
"Ele havia me arruinado. Antes eu era como gelo – fria, cortante e sólida. Mas durante semanas, ele me derreteu, e eu odiava isso. "
Lena fala das experiências que enfrentou em seu esforço para abrir caminho pelo mundo: apaixonar-se, sentir-se sozinha, sofrer com o excesso de peso apesar de uma vida inteira de dietas, ter que provar seu valor em meio a homens com o dobro de sua idade, manter boas amigas, dispensar namorados ruins, encontrar o amor verdadeiro e, acima de tudo, acreditar bravamente que sua história merece ser contada."
" Luxo é bom, mas criatividade é melhor ainda."
É isso que faz o livro ser sensacional. A cada página virada eu me via mais e mais. Parece coisa de doido, né? Parece que a Lena nos prepara as adversidades da vida. Sabe aquele momento chato, ou aquela vergonha que passou em 199...? Então, ela te faz lembrar. E o melhor: sabemos que você quer esquecer.
"Sou uma narradora nada confiável."
Mas, não posso negar. Achei que iria ser aquele livro que iria rir tanto, que a barriga doeria. Não, não foi. Tudo bem, a escrita da Lena é sensacional, e por diversas vezes tive que controlar o riso dentro do ônibus. Tem uma história bem legal, sobre ela dormir com uns caras desconhecidos - parei! você vai ter de ler!
Lena não é uma dessas que se importa com a opinião dos outros, mas é uma dessas que incentiva a confiança em si próprio e que não passa despercebida.


"Não há nada mais corajoso para mim do que uma pessoa anunciar que sua história merece ser contada, sobretudo se essa pessoa é uma mulher."

2 comentários:

  1. Oie, Laís!
    Adorei a resenha!!!
    Seu Blog é mega fofo e já estou seguindo!!!
    O livro me chamou a atenção pelo título "Não sou uma dessas"! Eu achava que a história era de um jeito e pela sua resenha descobrir que já é de outra forma!
    Porém mesmo assim gostei do livro!

    Beijos e Sucesso!
    http://maisumpracolecao.blogspot.com/2015/05/resenha-como-eu-era-antes-de-voce-jojo.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ebaaa! Esse livro é sensacional (mesmo!).
      Leia, não vai se arrepender!

      Excluir