Especial Vida de Escritor com Graciela Mayrink + Ganhador do Sorteio (♥)



Isso mesmo galerinha! Segue abaixo a entrevista que fiz com a linda da Graciela, ou melhor que vocês fizeram com a escritora. Sente, pegue um café e vamos conversar.

1° Pergunta: (Aline Alves)
Graci, qual foi sua inspiração para escrever "A namorada do meu amigo"?
Graci: Oi, Aline. Eu gosto de histórias que envolvam a amizade e quis fazer uma onde uma grande amizade pudesse ser abalada por um outro sentimento, que no caso escolhido foi o amor. Espero ter conseguido passar o que queria para o papel. A ideia inicial foi em cima do livro Os Três Mosqueteiros, que amo. O lema deles (Um por todos, todos por um) caía como uma luva para minha história, então usei do artifício de três amigos inseparáveis.

2° Pergunta: (Bruna Lombardi)
Graciela, seus personagens foram criados unicamente, ou você se inspirou em algum amigo (a) ou família?
Graci: Oi, Bruna, posso dizer que quase todos são criados para as histórias. Gosto de pensar em cada personagem como uma pessoa real, para tentar fazê-lo o mais próximo da realidade. Apenas no Até Eu te Encontrar que usei algumas características da minha irmã na Flávia, como o fato de ela não gostar de suco de uva. E a tia dela foi criada em cima da minha avó materna.

3° Pergunta: (Nathalia Lopes)
Graciela, como e quando você percebeu que seu destino era ser escritora?
Graci: Oi, Nathalia, eu escrevo desde pequena, mas nunca havia pensado em levar isso como profissão. Quando era criança, adorava criar livrinhos. Na adolescência, me dediquei mais a escrever versos e poemas. Depois, quando estava na universidade, passei para as histórias longas, escrevendo alguns romances de brincadeira para minhas amigas, como uma forma de superar os momentos que ficava sozinha em Minas. Em 2008, minha irmã Flávia começou a me incentivar a tirar os textos da gaveta e escrever para publicar e resolvi me arriscar nesta nova carreira, começando a escrever Até Eu Te Encontrar. Em julho de 2009 terminei o livro, que está sendo publicado agora, dois anos depois.


4° Pergunta: (Gabriela Sumariva)
Graciela, "A namorada do meu amigo" é apenas um livro, ou você dará continuidade?
Graci: Oi, Gabriela, é apenas um livro. Não tenho planos de fazer uma continuação dele (não briga comigo, por favor!).

5° Pergunta: (Maissa Rodrigues)
Graciela, você já conhecia a magia Wicca ou conheceu exclusivamente para escrever "Até eu te encontrar?"
Graci: Oi, Maissa, eu adoro tudo relacionado a Wicca. Leio muitos livros que possuem a magia como pano de fundo, adoro ver filmes e séries que envolvem bruxaria, seja mais fantasioso ou mais voltado para a realidade, como no Até Eu te Encontrar. Quando comecei a escrever o livro, estava lendo uma série da Anne Rice, que cito no livro, e adorei a forma como ela abordou a Wicca. Tentei colocar no livro e ficou perfeito.

6° Pergunta: (Joyce Miranda)
Graci, você pretende escrever mais livros?
Graci: Sim, Joyce! Meu terceiro livro será lançado na Bienal do Rio, em setembro, pela editora L&PM. E já estou focada nos planos para 2016. A vida do escritor não para nunca (risos).


7°/8° e 9° Pergunta: (Maria Fernanda)
Graci, o que te inspira a escrever os livros? (fiquei encantada com Até eu te encontrar). E a sua família apoiou na sua decisão em ser escritora? E, por fim, pensa em fazer uma continuação de Até eu te encontrar?
Graci: Oi, Maria, diferente da resposta que dei para a Gabriela, a sua é: talvez... Eu tenho uma ideia na cabeça já há alguns anos para uma continuação do Até Eu te Encontrar, mas ainda não pus no papel. Vamos ver se dá certo e se sai algum dia. ;) Sobre sua outra pergunta, sim, minha família me apoia desde o primeiro momento em que decidi ser escritora. É uma carreira difícil e complicada, com altos e baixos, e o apoio da família é fundamental.


10° Pergunta: (Leticia Pereira)

Você sempre quis ser escritora? E se não fosse, qual profissão teria hoje?
Graci: Oi, Letícia, quando era mais nova, não pensava nisso. Aliás, até alguns anos atrás não via a literatura como minha profissão porque sempre pensei que meu texto não era bom o suficiente para publicar. Nunca escrevi com esta pretensão porque não me achava uma boa escritora. Na verdade nunca tive um desejo forte de seguir uma profissão específica, o que mais gostava era de passar o tempo livro escrevendo, acho que inconscientemente já desejava me tornar uma escritora e minha vida acabou me levando para este caminho, por mais que eu tentasse outros. Se não tivesse ido por esse caminho, não sei falar qual profissão teria hoje. Eu mudei tanto ao longo do tempo e tive tantos trabalhos diferentes que é difícil afirmar o que eu seria hoje.

11° Pergunta: (Paula Oliveira)

O que você mudaria em seu livro? (Manda beijo pra mim?)
Graci: Um beijão pra você, Paula! =)
Hum, que pergunta difícil (risos). Cada vez que sai uma resenha com alguma crítica, eu penso que poderia ter feito melhor. Mas é algo complicado, porque no momento em que decido que um livro está terminado, eu tento desapegar. Não dá pra pensar no que poderia ter saído melhor, sempre há algo a melhorar. Não sei falar especificamente algo que hoje eu mudaria, talvez escrever um pouco mais determinadas cenas. Pode ter certeza de que se eu pegasse meus livros neste momento para reler, iria mudar e tentar melhor muita coisa. Eu sou muito crítica, por isso não consigo ler meus livros depois de publicados, porque sei que vou achar vários defeitos.

12° Pergunta: (Sarha Beatriz)

Graciela, você tem algum autor(a) de preferência e/ou que tenha inspirado você na escrita de seus livros?
Graci: Oi, Sarha, tem vários autores que eu amo demais: Luis Fernando Verissimo, Fernando Sabino, Anne Rice, John Grisham, Harlan Coben, Bernard Cornwell, Nicholas Sparks, Nick Hornby e Chris Melo. Deles, eu leio tudo! Tento sempre melhorar minha escrita através da observação de como meus autores favoritos constroem suas histórias e personagens. Espero aprender com eles a cada livro que leio.

Antes de agradecer à Graciela, quero agradecer à vocês, leitores, que contribuíram com as perguntas.

Percebe-se que leitores acabaram fazendo mais de uma pergunta. Foi falha minha, deveria ter avisado que, o máximo era de uma pergunta por leitor. (DESCULPEM-ME). Para não ser injusta, contabilizei todas as perguntas, PROMETO que não haverá descuidos de minha parte no próximo.
Obrigada Graciela, por ser esse doce de pessoa e minha escritora favorita! Minha admiração por você cresce cada dia mais.


Sem mais delongas, vamos a grande sortuda (SIM SORTUDA)! ♥♥♥


IHAAAAAA! Parabéns Aline, entre em contato conosco pelo e-mail inspiradaempalavras@gmail.com, enviando seus dados!

2 comentários:

  1. Anw com ela e fofa <3 Amei as respostas dela *_*
    Quero mais entrevistas assim viu Lali ,3
    Parabéns Aline \õ/
    Beijocas da Bru

    ResponderExcluir
  2. Uhuu, peguei meu livro hoje, com dedicatória :)
    Obrigada Bruna

    ResponderExcluir