Crônica: Como foi a viagem? (Nadhia Dantas)


Não deveria existir passaportes nem vistos. As fronteiras deveriam ser livres, a cultura compartilhada, a convivência pacífica, sem impostos sobre produtos importados ou barragem nos aeroportos. Ok! O mundo não anda tão "paz e amor" para que tudo isso aconteça sem nenhum contratempo, mas após ter retornado da viagem que fiz para o Sul do Brasil, voltei pensando que todas as pessoas deveriam ter o direito de, no mínimo, conhecer algum lugar totalmente diferente de onde moram.

Andar pelas ruas até então desconhecidas, olhar para rostos nunca vistos antes, com suas expressões diversas, nos enriquecem de curiosidade. Desperta em nós a vontade de experimentar os produtos coloniais da cidade, de traduzir a música alemã que toca nas lojas, de entender o significado da palavra frida. Novidades que nos distraem. Distraem do mundo que deixamos na rodoviária de origem, da planilha de cálculo que deve ser entregue em tempo recorde, do lembrete na tela do computador para entregar o trabalho da faculdade. É para amanhã.

Amo ter a sensação de liberdade, de possibilidade e oportunidades, mesmo que todas não sejam desfrutadas, mas isso é assunto para um outro momento.
Agora, conversa aqui comigo, bem baixinho: já traçou um plano de fuga para o próximo final de semana? Encha sua mala de coisas que você praticamente não irá usar (sim, somos capazes de colocar 90% do nosso guarda-roupa dentro dela e não usar nem metade: sou dessas) e pé na estrada, ou pé nas turbinas, como preferir. Mas fuja, fuja mesmo. Sem ensaios, sem "ah, mas não arrumei o cabelo" ou "não tenho uma camisa nova", as pessoas que te esperam querem histórias, não "looks tendência". Converse com um mochileiro e depois me conte como foi. Esqueça a agenda de propósito. Já imaginou um dia só para você, longe de tudo o que você vê e que tenha que fazer todos os dias? Adrenalina-Coração-Palpitação-Satisfação. Quarteto bem mais que fantástico.

Compre um mapa-múndi e risque os Estados e países que visitou. Divida experiências, colecione histórias. Já pensou no que irá contar para os seus netos e bisnetos? Melhor providenciar um álbum com as fotos mais engraçadas, esse será o teu passatempo daqui uns anos no chá da tarde com a família. Faça amigos em diversos lugares, você terá a sensação de ter abraçado o mundo. Verdade.

Viajar é resposta, refúgio, vida.

Vou confessar, baixinho novamente, que o meu cantinho me conforta, mas andar por aí tem sido uma experiência memorável para mim. Conheci pessoas fantásticas, criei elos duradouros, fui capaz de criar filmes que mereciam o prêmio Oscar no mundo que permeia meus pensamentos. Cada um tem o seu mundo interno, você sabe, e é uma delícia quando podemos compartilhá-lo com alguém que também nos proporcionarão momentos incríveis.
Que tal trocar a estreia do filme do seu ator predileto por uma viagem sem destino? Eu te acompanho.

6 comentários:

  1. Nadhia ❤❤❤❤❤ eitaaaa saudade!

    Estava pensando sobre viagens esses dias.
    Nunca viajei só ou com amigos. E sempre vou aos mesmos lugares. A e nunca entrei em um avião.
    Porém uma vontade que tenho é percorrer destinos (brasileiros e no exterior) na companhia de alguém diferente de mim, mas ao mesmo tempo tão igual. Me entende?

    Achei de verdade verdadeira, incrível a sua viagem.
    Tenho certeza que aprendeu muitas coisas.
    E imagino - e torço - pra que outras aconteçam.

    Obrigada pelo grande incentivo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulinhaaaa! Que saudade dos seus comentários! <333

      Te entendo. Você precisa de alguém que te tope cair contigo nessa aventura. BORA PRO MUNDÃO QUE ELE TE ESPERA!

      Viajar de avião é muito gostoso. Você vai gostar bastante!

      Sobre a minha viagem: ela foi maravilhosa (ainda farei um post sobre ela em específico, contando detalhes do que aconteceu, do que vi, tipo um mini-diário haha!)

      Fico feliz que eu tenha te incentivado. Quando começar a conhecer novos destinos, não vai querer mais parar, assim como eu não quis.

      Obrigada pelo carinho de sempre! 😘

      Excluir
  2. Deu até vontade de arrumar as malas e sair por aí ...

    ResponderExcluir
  3. Amiga linda na próxima quero estar junto nas suas aventuras. Saiba que admiro seu crescimento como escritora. ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que iremos! Obrigada pelas palavras, best! São comentários como esse que não me deixam desistir! <3

      Excluir